
Já está no ar a nova enquete do Simplificando Política!
É sobre a
eleição presidencial ocorrida em 1989.
A pergunta é: Se as eleições fossem hoje,
em quem você votaria? Assista ao vídeo e responda!
Esta pergunta pode parecer fora de propósito... Mas não é! Ela chega a ser atual!
Isso porque a eleição presidencial de 1989 foi única. Dificilmente haverá outra igual.
É que, assim como há a emoção do primeiro amor, da primeira frustração, etc., também uma geração inteira experimentou a emoção do primeiro voto. Estas eleições foram realizadas depois de 29 anos sem votação direta para presidente; Ela foi resultado da "famosa" campanha das "
DIRETAS JÁ".
Também nesta eleição ficou marcado, definitivamente,
o papel da TV e dos publicitários nas campanhas eleitorais... O importante não era mais o comício, o boca-a-boca, mas os programas da Televisão... Uma passagem interessante ocorreu quando Lula (PT) mostrou em seu programa Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil pedindo votos... No outro dia, Collor, em respondendo à provocação, mostrou pedreiros, operários, garis, etc. e pôs todos a cantar...
À época, aliás, Fernando Collor (que era candidato pelo PRN e que venceu as eleições) ganhou terreno propalando que iria acabar com os marajás... Ele era, como diziam muitos, o "candidato dos descamisados"... Também foram candidatos Lula, Brizola, Afif, etc... Mas eles não eram o que são hoje.
Principalmente Lula, que ainda era visto como alguém de "esquerda".
No vídeo que disponibilizamos, que mostra trechos de um debate da época, há ainda um fato interessante: É uma fala do saudoso Brizola (então candidato do PDT), que, quase que prevendo o futuro, disse: "
eu vejo o como PT uma frente... onde uma das partes, integrante da frente, é maior do que a própria frente... Ou o PT substitui este candidato hoje ou amanhã, ou vai perder a credibilidade nacional...". Estivesse Brizola vivo e certamente enfartaria ao perceber que estava a preludiar o cenário do inferno...
Bom... É isso! Agora é assistir, lembrar e votar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário